PESQUISAR NESTE BLOG

quarta-feira, 1 de junho de 2011

BULLYING E ACESSIBILIDADE

Alexandre Bazilatto e Vera Lúcia Bazilatto de Freitas

Muitos dos alunos que sofrem bullying possuem algum tipo de necessidade especial, isso levando em consideração que uma pessoa ou grupo define suas vítimas como sendo “diferentes” dos demais e, por isso, precisam ser constrangidos.

Para tornar o mundo e nós mesmos mais acessíveis precisamos desenvolver o hábito de respeitar e ao mesmo tempo a atitude e o desejo de construir um mundo melhor. E para combater as atitudes de bullying também precisamos dessas mesmas ações usadas para a questão da acessibilidade.

Acredita-se que é muito importante todas as campanhas voltadas para a acessibilidade, pois na atualidade estamos sendo bombardeados por todos os tipos de violência, principalmente o bullying, que afeta diretamente os nossos alunos. Além do bullying, vale lembrar que a falta de acessibilidade também é um ato de violência contra a pessoa humana, pois impede que essa pessoa exerça um direito fundamental a todo ser humano, o direito de “ir e vir”.

Considerando-se os principais objetivos da inclusão que são: “respeitar as diferenças, permitir o direito de ir e vir a todos as pessoas e a aproximação com trocas de experiências entre as pessoas”, pode-se desta forma, construir ou melhorar a nossa sociedade com um pouco mais de “humanidade”.

Não podemos nos esquecer acessibilidade e informática na escola inclusiva está a nossa disposição para ajudar-nos a compreender toda essa dinâmica. E que escola acessível e inclusiva é escola que preveni atos de bullying. Então, vamos agora realizar um breve estudo sobre acessibilidade, inclusão e bullying.

Com base neste texto, desenvolva a Lição 01, Lição 02 e Lição 03.